SENHORA MADEIRA

BrandingNaming

São Lourenço do Oeste/SC

2009

Os móveis dessa marca são feitos de peças e tábuas de madeira extraídas de antigas construções. São madeiras nobres e muito duráveis, por isso eram utilizadas em larga escala no passado.

Durante a imersão no projeto, percebemos que os elementos de madeira, que ao longo dos anos foram parte de algo, tinham uma história para contar. Aí, então, ganhamos a inspiração para o nome: o respeito pela idade e história de cada peça.

Uma das maneiras de tratar uma pessoa com respeito é usar o pronome de tratamento “senhor” ou “senhora”. Ao anteceder um nome, “senhora” nos leva a pensar que se trata de alguém importante. A ideia é a mesma para a marca. Não se trata de qualquer madeira, mas de uma Senhora Madeira. Esse nome também nos sugere a rusticidade comum ao estilo dos móveis da marca, efeito provocado pela palavra “madeira”. Além disso, propusemos um ritmo para o nome por meio de técnicas linguísticas: Senhora Madeira é composto por duas palavras trissílabas e paroxítonas (têm a penúltima sílaba tônica) e ambas terminam com a vogal “‘a”’

“Eu sempre digo que um nome não precisa ser curto para ser bom. Senhora Madeira é um exemplo disso. Com algumas técnicas que dão ritmo à pronúncia das duas palavras, criamos um nome que comunica o propósito da marca de uma forma muito original”.

Jeni Preuss, ENTRE Gestão & Design.

This brand of furnitures made its pieces in wooden planks extracted from old buildings. They are noble and very durable woods used on a large scale in the past. During the immersion in the project, we realized that these pieces of wood, that over the years were part of something, had a story to tell. Then we got the inspiration for the name: respect for the age and history of each piece of wood. One way to treat a person with respect is to use the treatment pronoun “Mister” or “Mistress”. By preceding a name, Mistress” makes us spontaneously think of someone important, so the name created was “Senhora Madeira” (Mistress Wood). This name also suggests a common rusticity e in the style of the brand’s furnitures, an effect caused by the word “wood”. In addition, we propose a rhythm for the name using linguistic techniques: Senhora Madeira is composed of two trisyllable and paroxytonic words (they have a penultimate stressed syllable) and both end with an “a” vowel.
“I always say a name doesn’t have to be short to be good. “Senhora Madeira” is an example of that. With some techniques that give the pronounce of the two words a rhythm, we create a name that communicates the purpose of the brand in a very original way.” Jeni Preuss (ENTRE).