Pressca – Espresso Cup

Embalagem

Rio do Sul/SC

2022

O Espresso Cup, lançamento da Pressca em 2022, é um copo de porcelana e que possui um aspecto decorativo entre seus atributos, além de ser um copo de café reutilizável. A comunicação visual da embalagem é composta de elementos estilizados relacionados ao momento de saborear a bebida (como grãos e gotas). As cores são neutras, ideais para combinar a embalagem com as diversas cores que compõem o produto.

“O design da embalagem Espresso Cup envolveu estudos estruturais com foco na proteção do frágil produto. E a comunicação visual tem objetivo de explicar rapidamente a relação dos copos com o universo do café.”

Lucas Baldissera, designer ENTRE.

O CONCEITO
O projeto da embalagem Espresso Cup envolve fatores técnicos e conceituais, mesclando o universo do café aos aspectos de exibição do produto e sua proteção com o mínimo uso do papel.

RESULTADOS
Design da Marca do Produto
O design da marca do produto está diretamente ligado ao seu design. Se apropriando do shape do Espresso Cup, a marca comunica rapidamente do que se trata o produto, uma vez que o termo Cup (copo, em tradução para o português) é citado no próprio nome.

Design Estrutural da Embalagem
O design da embalagem recebeu estudos estruturais relevantes. Um dos requisitos é o mínimo uso de papel, em consideração a fatores de sustentabilidade e custos. Ao mesmo tempo, a embalagem deveria permitir a visualização do produto e proteger o frágil copo de porcelana.

Projeto Gráfico / Conceito Estético da embalagem
No que se refere a linguagem visual da embalagem, são explorados elementos gráficos e cores que remetem ao universo do café. A expressão destes elementos através de um pattern colabora com a comunicação de outro diferencial do Espresso Cup: servir como um objeto decorativo de ambientes.

The Espresso Cup, launched by Pressca in 2022, is a porcelain cup that has a decorative aspect among its attributes, besides being a reusable coffee cup. The visual communication of the packaging is composed of stylized elements related to the moment of tasting the drink (such as grains and drops). The colors are neutral, ideal for combining the packaging with the various colors that make up the product.

“The design of the Espresso Cup packaging involved structural studies focusing on the protection of the fragile product. And visual communication aims to quickly explain the relationship of cups with the coffee universe.” Lucas Baldissera, designer ENTRE.

THE CONCEPT
The design of the Espresso Cup packaging involves technical and conceptual factors, merging the universe of coffee with the aspects of product display and its protection with minimal use of paper.

RESULTS
Product Brand Design
The product brand design is directly linked to your design. By appropriating the shape of the Espresso Cup, the brand quickly communicates what the product is about, since the term Cup (cup, in translation for Portuguese) is quoted in its own name.

Structural Design of The Packaging
The packaging design has received relevant structural studies. One of the requirements is minimal use of paper, in consideration of sustainability factors and costs. At the same time, the packaging should allow the product to be visualized and protect the fragile porcelain cup.

Graphic Design / Aesthetic Packaging Concept
With regard to the visual language of the packaging, graphic elements and colors that refer to the coffee universe are explored. The expression of these elements through a pattern collaborates with the communication of another differential of the Espresso Cup: to serve as a decorative object of environments.