BOM DE BRASA

Embalagem

Santo Amaro da Imperatriz/SC

2020

Esta empresa catarinense é tradicional no segmento de carvão para churrasco. Fundada em 1988, desde o início a Bom de Brasa sempre apresentou novidades ao mercado, como o seu primeiro produto: carvão em pacotes. Na época uma inovação que agradou o mercado. Agora (2020), a indústria se prepara para ingressar no mercado internacional.

Para tal, identificou a necessidade de criar maior valor e diferenciação da sua marca em relação aos concorrentes. A solução encontrada foi apresentar uma nova identidade visual da sua linha de produtos, o que também aproxima a marca do consumidor.

“Estamos contentes com o novo design das embalagens. Resolveu um de nossos principais problemas que era a unidade visual da nossa linha de produtos. A marca ganhou ainda mais força e agora os consumidores nos percebem facilmente no ponto de venda”.

Ricardo Matos, Diretor Comercial.
A nova identidade visual para embalagens Bom de Brasa (2020).

O CONCEITO
O principal desafio para o design das novas embalagens Bom de Brasa é manter a empresa como uma referência em seu setor de atuação e diferenciá-la mais dos seus concorrentes.

A solução encontrada se iniciou em pesquisas de mercado: concorrentes, hábitos de consumo e tendências. A partir de análises identificamos que o churrasco é um ritual com muita tradição mas que vem ganhando novas características com públicos jovens (exemplo: hambúrguer gourmet).

A partir de então definimos o uso de brasões como uma referência a tradição, aliado com elementos gráficos contemporâneos (fotografias em preto e branco) e uso mínimo de cores para construir a identidade visual.

Nova linha de embalagens Bom de Brasa (2020).
Embalagens anteriores.
Comparativo da embalagem anterior (esq.) com o novo design da embalagem (dir.).
Detalhes da nova embalagem com destaque para fotografias monocromáticas e brasões tradicionais.
O ambiente do churrasco.

This Santa Catarina’s company is traditional without barbecue charcoal segment. Founded in 1988, since the beginning Bom de Brasa has always introduced new products to the market, such as its first product: charcoal in packages. At the time, an innovation that pleased the market. Now (2020), the industry is preparing to enter the international market.
For this, identified the need to create greater value and differentiation of your brand in relation to competitors. The solution was found to present a new visual identity for its product line, which also brings the brand closer to the consumer.

“We are happy with the new packaging design. It solved one of our main problems, which was a visual unit of our product line. The brand gained even more strength and now consumers perceive us easily at the point of sale”.
Ricardo Matos, Sales Director

THE CONCEPT
The main challenge for the design of the new Bom de Brasa packaging is to maintain the company as a reference in its sector of activity and differentiate it more from its competitors.
The solution found started with market research: competitors, consumption habits and trends. Based on analysis, we identified that barbecue is a ritual with a lot of tradition, but that has been gaining new characteristics with young audiences (example: gourmet hamburger).
From then on, we defined the use of coats of arms as a reference to tradition, combined with contemporary graphic elements (black and white photographs) and minimal use of colors to build the visual identity.